Intervenções XIII: David Magila
Museu Lasar Segall - 2021
Kauptukai
Fundação Ema Klabin -2019
Frequentes Conclusões Falsas
Galeria Janaina Torres -2019
Intervenções XIII: David Magila
Museu Lasar Segall - 2021
Kauptukai
Fundação Ema Klabin -2019
Frequentes Conclusões Falsas
Galeria Janaina Torres -2019
Intervenções XIII: David Magila
Museu Lasar Segall - 2021
Kauptukai
Fundação Ema Klabin -2019
Frequentes Conclusões Falsas
Galeria Janaina Torres -2019
Tudo é dissimulado
23º Festival Cultura Inglesa - 2019
Tudo é dissimulado
23º Festival Cultura Inglesa - 2019
Tudo é dissimulado
23º Festival Cultura Inglesa - 2019
Como vencer o Morro
Galeria Mamute - 2017
Meio-fio
Oma Galeria - 2016
No quase platô
Museu de Arte de Ribeirão Preto - 2016
Tudo pelas Beiradas
Galeria Contempo - 2015
Como vencer o Morro
Galeria Mamute - 2017
Meio-fio
Oma Galeria - 2016
No quase platô
Museu de Arte de Ribeirão Preto - 2016
Tudo pelas Beiradas
Galeria Contempo - 2015
Como vencer o Morro
Galeria Mamute - 2017
Meio-fio
Oma Galeria - 2016
No quase platô
Museu de Arte de Ribeirão Preto - 2016
Tudo pelas Beiradas
Galeria Contempo - 2015
DAVID MAGILA
Frequentes Conclusões Falsas
Frequent False Conclusions
Ricocheteios
Ricochets
Iscas
Baits
Tudo é dissimulado
Everything is Artificial
Kauptukai
Kauptukai
Pintura Mural
Mural Painting
Desenhos
Drawings
Capiroskas
Capiroskas
Simples figuração
Simple figuration
Aspectos da Cabotagem
Aspects of Cabotage
Jogo sujo, jogo muito sujo
Dirty game, very dirty game
Intervenções XIII: David Magila
Giancarlo Hannud - 2021
Uma Pintura feita de Escombros e Memórias
Maria Hirszman - 2019
Frequentes Conclusões Falsas
Taisa Palhares - 2019
Tudo é dissimulado
Tiago Santinho - 2019
Intervenções XIII: David Magila
Giancarlo Hannud - 2021
Uma Pintura feita de Escombros e Memórias
Maria Hirszman - 2019
Frequentes Conclusões Falsas
Taisa Palhares - 2019
Tudo é dissimulado
Tiago Santinho - 2019
Entrevista
Galeria Janaina Torres - 2018
Entrevista
Galeria Janaina Torres - 2018
Como vencer o Morro
Mario Gioia - 2017
Como vencer o Morro
Mario Gioia - 2017
Meio-fio
Sarah Rogieri - 2016
Meio-fio
Sarah Rogieri - 2016
No quase platô
Mario Gioia - 2016
No quase platô
Mario Gioia - 2016
Tudo pelas Beiradas
Ricardo Resende - 2015
Tudo pelas Beiradas
Ricardo Resende - 2015
Sobre Frequentes Conclusões Falsas 36 e 37
A primeira palavra que me ocorreu quando olhei para as fotos das duas pinturas que o David me enviou foi “arqueologia”. Que ideia mais estranha para pensar sobre imagens que parecem representar um tipo de espaço arquitetônico hiper contemporâneo. Algo relacionado a um complexo de piscinas num clube ou parque aquático, alguém poderia sugerir. Mas me peguei lembrando de sistemas de irrigação e de construção de canais e aquedutos em civilizações antigas, como entre os romanos, egípcios e maias.
Como a pesquisa do Magila costuma transitar entre a ideia de ruína urbana e, cada vez mais, o descolamento da figuração do mundo para uma bricolagem de referências à ruína da tradição da pintura figurativa, considerei que uma abordagem “arqueológica” não seria de todo delirante demais. Essas duas telas destoam da produção mais conhecida do artista, marcada por uma paleta pop de cores vibrantes usadas “indiscriminadamente” sobre uma mesma superfície. Coloco entre aspas a desordem, por que ela é deliberada, um índice potente de artificialidade.
Além disso, aqui, um outro mistério que me inquieta é a ausência de água. Tem uma sugestão de água no efeito ótico de suave movimento dos contornos dos azulejos nos pequenos “tanques” ou diques, mas não vemos água jorrando das “torneiras” ou comportas da estrutura representada. A única água mais deliberadamente sugerida está fora do canal ou aqueduto: água mais densa que poderia ser um rio ou do mar. Mas essa está localizada nas bordas da pintura, como um “fora de quadro”. Penso no exílio de Lunga, de Bacurau, no miradouro de uma barragem sem água, ruína de um projeto para aplacar a seca no sertão pernambucano.
Juliana Monachesi
Curadora
Frequentes Conclusões Falsas 36Acrílica e spray sobre tela 150 x 200 cm 2018 | Frequentes Conclusões Falsas 37Acrílica e spray sobre tela 150 x 200 cm 2018 |
---|